sábado, 13 de maio de 2017

Até quando...

Se, da senzala a dor,
Ainda o corpo grita,
Do quilombo a flor,
Também o coração agita
E da favela, o sonho
Um dia ressuscita! - Carlos Gabriel

No dia 13 de maio de 1888 foi sancionada a Lei Áurea, abolindo a escravidão aqui no Brasil, e 129 anos depois percebemos que a abolição não aconteceu de fato, pois se assim o fosse, a data de hoje não seria o dia nacional de denúncia contra o racismo, esse mesmo que tanta gente nega e reproduz cotidianamente.

Não sou negra nem protagonista dessa luta, nem sentirei em minha pele o racismo perpetuado por uma sociedade hipócrita e preconceituosa. Mas toda vez que presencio uma cena ou escuto alguma história, isso me dói na alma, olho para minha pele e me entristeço. Pois me da vergonha e muita tristeza em pensar nessa distinção de pessoas pela cor da pele, distinção essa que podemos ver claramente no acesso (negado) e pela falta de oportunidades. É muito simples perceber como a nossa sociedade trata as pessoas negras, basta olhar alguém próximo a nós ou simplesmente olhar a cor da pele da maioria das pessoas que vivem nas favelas, a cor da juventude que é massacrada todo dia e que também está lotando os presídios.

Segue um vídeo que sempre me emociona quando falo/penso no assunto. #euempregadadoméstica
https://www.youtube.com/watch?v=_d_n-z3s8Lo

Nenhum comentário:

Postar um comentário