segunda-feira, 5 de junho de 2017

Dia do Meio Ambiente


Hoje é considerado o dia internacional do meio ambiente, o que serve para nos lembrar que a natureza continuará existindo com ou sem nós, já nós sem ela a vida se torna impossível. Ao produzir de maneira tão desenfreada e destrutiva, o modo de produção capitalista, poderá levar a auto-extinção de nossa espécie, se assim continuarmos. Portanto se reconhecer como parte do meio ambiente e não como os seres mais importantes desse planeta é fundamental para nos vermos apenas como uma parte que precisa desses recursos para continuar existindo. A natureza já existia sem nós e continuará existindo, agora cabe a nós enxergarmos nosso papel nesse processo, e claro enxergar quem são os maiores destruidores dos recursos naturais, que não é você que está lendo e nem eu. Os maiores responsáveis por tanta destruição são os donos dos grandes latifúndios baseados na monocultura e gado que desmatam as florestas e secam as nascentes em beneficio do agronegócio, as mineradoras junto às demais empresas transnacionais que não produzem mais os itens necessários para uma existência saudável e sim meros produtos/mercadorias onde a maioria das pessoas se ilude ao poder escolher entre tantas opções vazias de conteúdo. 
É preciso auxiliarmos no processo de preservação do meio ambiente e também identificar o quão conivente estamos sendo com esse modo de produção extremamente destrutivo.



Foto: Bento Rodrigues, Mariana-MG (2015) após o rompimento da barragem do fundão da mineradora SAMARCO (VALE/ PHP BILLINTON). 
Obs: Não encontrei de quem era a foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário